Educação Patrimonial e Literatura encantam alunos da EC 502 do Itapoã
- Jornada Literária
- 12 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de mai.

Nesta segunda-feira, 12 de maio, alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Classe 502 do Itapoã participam de duas Oficinas de Sensibilização em Educação Patrimonial, realizadas na Biblioteca Comunitária da Jornada Literária do DF. As atividades integram o projeto “Patrimônio e Inclusão – Conectando Memórias” e têm como objetivo promover o reconhecimento do território e o fortalecimento do vínculo com o patrimônio cultural e ambiental local.
As oficinas são conduzidas pela historiadora Vilma Alencar, que apresenta o livro Lobo-Guará de Hotel, de João Bosco Bezerra Bonfim, com ilustrações de Laura Michell e publicação da Mar e Lírica Editora. A obra, em forma de fábula, narra a trajetória de um lobo-guará que, após perder seu habitat no Cerrado devido à urbanização, parte em busca de um novo lar.
Um dos trechos da obra destaca:
“Fizeram um mundão de casas e prédios foram erguendo, e nós, os lobos-guarás, fomos de nós nos perdendo, sumiram os caminhos da casa em que nós nascemos.”
A atividade proporciona aos estudantes reflexões sobre o impacto da ocupação urbana no meio ambiente, além de valorizar elementos da história e da cultura locais, estimulando o senso de pertencimento e preservação.
O projeto é realizado pela Associação Cultural Jornada Literária do DF, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.
Para saber mais sobre as atividades e acompanhar o desenvolvimento do projeto 'Patrimônio e Inclusão – Conectando Memórias, clique aqui e fique por dentro das novidades e ações que celebram a história e cultura de Brasília.
Comments