top of page

Jornada Literária promove ciclo de palestras e oficinas literárias gratuito e aberto ao público



Como parte da programação da 6ª Jornada Literária do Distrito Federal, em setembro e outubro acontece um ciclo de palestras e oficinas literárias com autores brasileiros contemporâneos.  A programação começa no dia 2 de setembro, quarta-feira, das 9h às 10h30, com o ilustrador e escritor Roger Mello realiza a oficina “Livro, imagem e palavra”. Na sexta-feira, 4 de setembro, das 14h às 15h30, o poeta e crítico literário Alexandre Pilati faz a palestra “Construindo um país de leitores”. Os eventos são gratuitos, abertos a toda a comunidade e acontecem no canal da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube e no Facebook.

Com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF) e o apoio da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho, a Jornada Literária do Distrito Federal tem como objetivo formar leitores por meio de ações que promovem o gosto pela leitura literária por meio do encontro de leitores com autores.


“Livro, imagem e palavra” é o foco da oficina a ser ministrada por Roger Mello. Tendo como base na dupla experiência de ilustrador e escritor, o autor trata da força narrativa das imagens nos livros infantojuvenis, seja em álbuns “sem texto”, seja no diálogo com a palavra, como na ilustração. E vai além ao abordar a importância do livro como uma forma de se conhecer o “outro”, isto é, veicular emoções e personalidades distintas – ou similares – às do leitor, conduzindo ao desenvolvimento da empatia.


Alexandre Pilati, por sua vez, esclarece os participantes não só a respeito da relevância da leitura na vida de uma pessoa, como sustenta o quão imprescindível é esse desafio para o Brasil, nos dias de hoje. Para além de um consenso a respeito do valor dos programas de leitura, o escritor vê na ampliação do universo de leitores uma chave de transformação social sem comparação com outras mídias – TV, redes sociais, veiculadas em computadores, tablets, smartphones –, pela dimensão crítica que é parte essencial da literatura na palestra “Construindo um país de leitores”. O público poderá participar dos dois eventos enviando perguntas e comentários por escrito no chat do canal da Jornada no Youtube e no Facebook.

Alexandre Pilati é poeta, crítico literário e professor de literatura da UnB. Entre suas publicações, estão os livros de poemas Sqs 120m2 com dce (2004); Prafóra (2007), e outros nem tanto assim (2015) e Autofonia (2018); entre os estudos, destaca-se A nação drummondiana (Ed. 7letras, 2009) um conjunto de quatro ensaios sobre a obra do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade; e também Poesia na sala de aula (Ed. Pontes, 2017), que discute o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. Na dimensão acadêmica, Alexandre Pilati é mestre e doutor em literatura brasileira pela Universidade de Brasília, onde é professor efetivo desde 2009.


Roger Mello é ilustrador e escritor, com dezenas de obras publicadas, em todo o mundo. Entre outros reconhecimentos, recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura para Crianças. Nascido em Brasília, expandiu suas moradas para outros lugares, como o Rio de Janeiro, onde, no início da trajetória, trabalhou ao lado de Ziraldo. E, nos anos mais recentes, para a Coreia, país que homenageia em sua bela Clarice (Global Editora, 2018), com arte de Felipe Cavalcante. As imagens que elabora para os próprios textos e as que usa para obras de outros autores são marcados por uma identidade brasileira, fruto dos diversos anos de pesquisa não só nos campos eruditos, mas também na arte popular. Uma mostra disso reside na boa quantidade de livros em que faz recontos de lendas e histórias do folclore, revelando nuanças da alma e dos feitos do brasileiro; e se expande para o mundo da língua portuguesa, como é o caso de Inês (em parceria com Mariana Massarani), em que traz para o público infantojuvenil a trágica história da rainha portuguesa (Cia das Letrinhas, 2015). Outra incursão belíssima é a de Enreduana (também em parceria com Mariana Massarani), que remonta a uma princesa da Babilônia (Cia das Letrinhas, 2018). Mas pelas cores de Roger Mello, é possível também viajar em histórias brasileiras da maior emoção e dimensão social, como Carvoeirinhos (Cia das Letrinhas, 2009).

Serviço:

Ciclo de palestras e oficinas aberto à comunidade

Jornada Literária do Distrito Federal

Oficina | Livro, imagem e palavra

Quem | Roger Mello

               Ilustrador e escritor

Quando | 2 de setembro, quarta-feira

                  das 9h às 10h30

Onde | Canal da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube e no Facebook

Participação | Aberto à comunidade Gratuito

Oficina | Construindo um país de leitores

Quem | Alexandre Pilati

               Poeta e crítico literário

Quando | 4 de setembro, sexta-feira

                  das 14h às 15h30

Onde | Canal da Jornada Literária do Distrito Federal no Youtube e no Facebook

Participação | Aberto à comunidade Gratuito

Fonte: Agenda KB Comunicação

Foto: Divulgação


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page