
PROGRAMAS
As atividades desenvolvidas pela Associação Cultural Jornada Literária do DF podem ser subdividas em cinco eixos de atuação: Jornada Literária DF, Biblioteca Comunitária Jornada Literária DF, Patrimônio Cultural, Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Agricultura Urbana.
JORNADA LITERÁRIA DF
Pela leitura como direito humano, a Jornada Literária DF promove o acesso à literatura e a outras formas de arte por meio de ações culturais que fortalecem o vínculo entre palavra, território e memória. Em sua 17ª edição, a Jornada já beneficiou mais de 150 mil estudantes e professores com atividades de letramento literário, formação de mediadores de leitura, distribuição de obras literárias para escolas públicas e encontros com autores. A Jornada Literária DF é um projeto consolidado no DF, que promove o encontro do autor com o leitor e com o livro. Desenvolve atividades de Letramento Literário, Formação de Leitores e Formação de Mediadores de Leitura nas Regiões Administrativas com maior índice de vulnerabilidade social e econômica do DF.
Essas linhas de atuação caminham juntas com o ODS 4 (Educação de Qualidade) ao ampliar o acesso a práticas educativas transformadoras, e com o ODS 10 (Redução das Desigualdades) ao democratizar a leitura em comunidades historicamente excluídas do circuito cultural.
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Letramento literário
Pela mediação, leitores de todas as idades se encontram com a oralidade e a literatura. Desenvolvem o gosto pela leitura, acessam a diversidade de vozes e imagens. Onde histórias e poemas revelam o mundo — e ler é, antes de tudo, prazer e possibilidade de transformação. A Jornada Literária oferece atividades de letramento literário para estudantes da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos das escolas públicas.

Formação de Leitores
A Jornada Literária DF é um programa de formação de leitores que utiliza a mediação de leitura como ferramenta central de trabalho. Desde 2016, já realizou mais de 500 oficinas de formação de mediadores para professores das escolas públicas do DF. Da infância à vida adulta, leitores ganham asas — autônomos, curiosos e conectados à diversidade de saberes e culturas.
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Formação de Mediadores de Leitura
Por meio de oficinas, prepara educadores e agentes culturais para atuarem como pontes vivas entre livros e leitores, utilizando metodologias que entrelaçam escuta sensível, afeto, reflexão e criação.
Essa iniciativa fortalece também o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), ao mobilizar redes de apoio, políticas públicas e comunidades escolares em torno de um objetivo comum: formar leitores críticos e engajados.
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA JORNADA LITERÁRIA DF
A Biblioteca Comunitária Jornada Literária DF é um lugar de encontro, leitura e criação compartilhada. Seu acervo reúne clássicos da literatura e vozes que refletem a diversidade da sociedade brasileira. Com oferta permanente de atividades culturais e inclusivas, valoriza o protagonismo local e garante o direito à leitura para todas as pessoas. A Biblioteca é aberta ao público de segunda a sexta e oferece sessões de mediação de leitura para professores e estudantes das escolas públicas.
Este espaço atua diretamente em consonância com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao promover acesso à cultura em ambientes seguros e acolhedores, e com o ODS 5 (Igualdade de Gênero), ao incentivar o protagonismo feminino e a representatividade na vida cultural dos territórios.

PATRIMÔNIO CULTURAL
Integra literatura, história e identidade. O programa reconhece o patrimônio como fonte de pertencimento e conhecimento, unindo memória e palavra para fortalecer os laços com o território. Nesse programa, são ofertadas atividade de Educação Patrimonial e Patrimônio Imaterial.

Educação Patrimonial
Promove o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural local por meio de atividades em escolas e comunidades, estimulando o cuidado com a história viva ao nosso redor. A Associação Cultural Jornada Literária do DF já beneficiou mais 200 professores com Oficinas de Educação Patrimonial e cerca de 7 mil estudantes com Visitas Guiadas aos monumentos de valor histórico, estético e cultural com0 a Catedral Metropolitana, Praça dos Três Poderes, Memorial JK, Museu Vivo da Memória Candanga.

Resgate, registro e transmissão de memórias
A Jornada Literária DF desenvolve ações de resgate, registro e transmissão de memórias como parte essencial de seu compromisso com o fortalecimento dos direitos humanos. A iniciativa entende que preservar histórias de vida, experiências comunitárias e saberes locais é um ato de valorização das identidades e da diversidade cultural.
Por meio de rodas de conversa, entrevistas e reuniões de imagens, a Jornada Literária DF realiza um trabalho contínuo de escuta e documentação, criando arquivos afetivos que conectam gerações e mantêm vivas as tradições e práticas das comunidades onde atua.
Esse processo não apenas preserva memórias, mas também estimula o protagonismo local e promove o direito ao enraizamento, assegurando que cada pessoa e grupo social tenham sua história reconhecida e celebrada. Assim, a Jornada Literária DF contribui para o fortalecimento do patrimônio cultural coletivo, atuando com respeito, sensibilidade e compromisso social.

Patrimônio Imaterial
Valoriza tradições, festas, saberes e modos de vida que compõem a riqueza cultural do DF. Preservar o que vive nas pessoas é reconhecer a cultura como pulsação da comunidade. Em parceria com o IPHAN, a Associação Cultural Jornada Literária do DF realiza a Jornada do Cordel – Patrimônio Cultural do Brasil, que visa promover, valorizar e salvaguardar a literatura de cordel como expressão do Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro. Prevê a realização de um concurso nacional para publicação de cordéis inéditos, oficinas de cordel para educadores, cartilha para distribuição para professores, distribuição de cordéis finalistas do concurso e seminário para debater as políticas públicas de salvaguardar do Cordel.
Essa abordagem dialoga diretamente com o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao preservar o patrimônio material e imaterial das regiões atendidas, e com o ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), ao reconhecer a memória como ferramenta de justiça social e valorização da identidade coletiva.
CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
Com base no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da Proteção Social Básica do SUAS, este programa promove encontros que nutrem relações familiares e comunitárias. Em espaços de escuta e acolhimento, moradores compartilham experiências, fortalecem laços e previnem o isolamento social. As atividades — artísticas, culturais, esportivas e de lazer — são realizadas por faixa etária ou de forma intergeracional, cultivando a solidariedade e o bem viver. Esse programa já beneficiou mais de 5 mil estudantes de escolas públicas do Paranoá e Itapoã em situação de vulnerabilidade social e econômica com atividades de letramento literário, acompanhamento pedagógico, breaking dance, artes circenses, atividades de educação patrimonial, fornecimento de lanche e assistência psicossocial para os beneficiários do projeto e respectivos familiares.
Essa dimensão contribui para o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), ao atuar na prevenção do sofrimento psíquico e do isolamento social, e reforça o ODS 10 (Redução das Desigualdades) ao criar redes de cuidado e pertencimento em comunidades historicamente vulnerabilizadas.

AGRICULTURA URBANA
Por meio da prática de hortas, incentiva-se a alimentação saudável, a autonomia alimentar e os vínculos com a terra. A iniciativa contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 — combate à fome, construção de comunidades mais verdes, incentivo ao consumo consciente e à ação climática. Em tempos de crise, reforça a resiliência alimentar. Aprendizagem, troca de saberes tradicionais, colheitas e partilhas geram renda, reduzem o desperdício e cultivam inclusão. São ofertadas oficinas de cultivo de hortas urbanas para estudantes das escolas públicas e idosas. Atualmente, são cerca de 10 canteiros – todos com acessibilidade – que estão sendo cultivados; toda a colheita é destinada a idosas e para o preparo do lanche para os atendidos no programa de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
Com isso, colabora com o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ao promover segurança alimentar e produção local; com o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), ao incentivar práticas ecológicas e comunitárias; e com o ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), ao apoiar soluções de baixo impacto ambiental e mobilização comunitária frente às mudanças climáticas.
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"O projeto tem sido muito enriquecedor, especialmente para os alunos do 5º ano, que estão vivenciando o conteúdo de forma concreta, como na visita ao Museu da Memória Candanga. É uma experiência positiva e essencial para o aprendizado. Deveria continuar para fortalecer ainda mais esse processo."
Franciele - Professora na CAP do Paranoá (Coordenação Regional de Ensino do Paranoá)
Projeto: Jornada Literária 2024
Patrimônio e Turismo
"Atendemos crianças da zona rural, e esse projeto tem sido essencial para ampliar suas oportunidades de acesso à cultura e a novos ambientes. É gratificante participar de uma iniciativa bem estruturada, que apoia a escola e valoriza nossos alunos ao proporcionar vivências culturais que normalmente não estariam ao alcance deles."
Viviane - Coordenadora da EC Aguilhada – Escola do Campo (Coordenação Regional de Ensino de São Sebastião)
Projeto: Jornada Literária 2024
Patrimônio e Turismo
"Como moradora da Vila Paranoá na infância, participar desta oficina sobre Memórias e Afetos foi uma experiência muito significativa. Ver nossa história sendo reconhecida como conhecimento científico fortalece o orgulho pelo nosso território e inspira nosso trabalho como educadores. Saio daqui ainda mais motivada a cultivar, desde a primeira infância, o senso de pertencimento nas nossas crianças."
Aline - Professora no CEI do Paranoá – Coordenação Regional de Ensino do Paranoá)
Projeto: Memória e Afeto da Vila Paranoá
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