© 2018. Associação Jornada Literária. Todos os Direitos Reservados. Criado por IDEIA Prática.

Jornada Literária

Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal é uma organização da sociedade civil (OSC) dedicada a projetos e ações na área de literatura e outras artes verbais, que inclui criação, pesquisa, edição e difusão de obras literárias; e promoção das atuações de autores literários.

 

Sediada no Distrito Federal,  a Jornada Literária vem promovendo ações para criar o gosto pela leitura entre novos leitores; e manter esse hábito naqueles que já veem no livro, leitura e literatura um modo de expandir conhecimentos, experiências e emoções.

Contribuir para a formação de uma sociedade leitora é o propósito da Jornada Literária, em atuações que priorizam pessoas, grupos e comunidades que, historicamente, têm tido menos acesso a esse bem cultural.

 

Nas jornadas, escolas e outras instituições são convidadas a receber ações de formação de mediadores de leitura e livros para apreciação de seus participantes; esses leitores, por sua vez, encontram-se com os autores dos respectivos livros lidos; e, assim, sucessivamente, busca-se incentivar novos autores literários.

 

Na sala de leitura, pela ação contínua, formar mediadores de leitura e sedimentar o gosto e a fruição pela prosa, poesia, álbuns ilustrados e outras manifestações das artes verbais.

 

Sendo uma entidade sem fins lucrativos, as ações são financiadas por meio de recursos públicos, captados em editais; ou patrocínios de empresas; e, ainda pelos convênios e contratos que firma com parceiros institucionais.

O Diretor-Presidente é o escritor e pesquisador João Bosco Bezerra Bonfim, com atuação desde 1986 em projetos de letramento e de promoção da leitura. Autor de três dezenas de livros – ensaios, cordéis, infantojuvenis e poesia – vem atuando em escolas, feiras e eventos literários desde 2000, com dedicação à formação de novos leitores e mediadores de leitura.

 

A Diretora Executiva da Jornada Literária é a jornalista Marilda Bezerra. Com experiência consolidada de mais de duas décadas com a gestão de entidades da sociedade civil e assessoria em comunicação, gerencia os projetos e mobiliza de parceiros institucionais, além das ações de divulgação da Jornada Literária.