© 2018. Associação Jornada Literária. Todos os Direitos Reservados. Criado por IDEIA Prática.

Nossos Projetos

Jornada Literária

Jornadinha Literária

Sala de Leitura

Jornada

Literária

A Jornada Literária do Distrito Federal envolve a realização de  ações com o objetivo o de promover o gosto pela leitura literária por meio do encontro da literatura, do livro e do escritor. Em outras palavras, a Jornada leva as artes verbais – poesia, histórias, álbuns ilustrados, espetáculos literários, debates, palestras conferências – para pessoas, comunidades e grupos que, usualmente, não têm acesso a esse bem cultural; por isso, no Distrito Federal, a opção por atuar em cidades fora do eixo do Plano Piloto; e, especialmente, atuação junto a escolas e professores.

 

Histórico

Em 2016, a Jornada ocorreu no Paranoá, com a participação de cerca de 6 mil estudantes e 500 professores, além de um número expressivo de membros da comunidade. As atividades desenvolvidas pela Jornada incluíram as comunidades de São Sebastião, Itapoã e Varjão.​

 

Em 2017, com o apoio do SESCDF, a Jornada ocorreu no Teatro do Sesc Paulo Gracindo, no Gama, com a participação de mais de 12 mil estudantes e de 500 professores, além dos membros da comunidade, incluindo as cidades de Santa Maria, Recanto das Emas e Samambaia.

Com recursos captados de editais e patrocínios, a Jornada Literária mantém atuação permanente, nas comunidades em que já atuou; e busca novas atuações e novos parceiros, onde houver o interesse pelas atividades afins aos propósitos da Jornada.

 

“(...) a literatura tem sido um instrumento poderoso de instrução e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo...

Jornadinha

Literária

Em 2018, a Associação Cultural Jornada Literária do DF realiza a primeira edição da Jornadinha Literária do DF, projeto que promove o gosto pela leitura literária entre as crianças até sete anos de idade; entre as ações, apresenta o livro ilustrado às crianças ainda em fase de letramento, por intermédio dos narradores de histórias e mediadores de leitura.

A Jornadinha entende que crianças expostas à leitura literária, ao longo do tempo, adquirem com maior facilidade as habilidades e conhecimentos básicos para compreensão da linguagem oral e escrita; expandem a imaginação e se tornam mais aptas à compreensão dos diversos conteúdos escolares.

 

As obras são selecionadas levando em conta a qualidade literária e a expressividade dos autores e autoras. Nas atividades preparatórias – dirigidas aos mediadores de leitura – são expostos os métodos e técnicas mais adequados para a apresentação do universo da imaginação literária aos novos leitores. Nas apresentações – com associação a outras linguagens artísticas, que incluem música e dramatização – busca-se a sensibilização das comunidades, incluindo pais e responsáveis, para o papel relevante da literatura na vida das crianças.

 

... Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudicais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. ...

Sala de Leitura

A Associação Cultural Jornada Literária do Distrito Federal mantém, em sua sede no Paranoá, uma sala de leitura que realiza atividades de mediação de leitura e de letramento literário.

Visite nosso espaço!

Qd. 9 Conj. 6 - Paranoá, Brasília - DF

 

... A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas."

Antonio Candido, do ensaio “O direito à literatura”, no livro “Vários escritos”.  3ª ed.. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.