top of page

A Jornada Literária também e para vocês, professores!

Atualizado: 28 de jul. de 2018

Formar leitores entre os alunos das escolas públicas não é o único objetivo da Jornada Literária. Aprimorar o trato de professoras e professores com o livro e a leitura também faz parte da programação do evento realizado com verba do Fundo de Apoio à Cultura, FAC-DF, e correalizado pelo Sesc-DF. Professoras e professores são leitores “poderosos” justamente porque atuam como mediadores entre o que lê e os alunos.


Professoras: elo entre o livro e o aluno

Confira abaixo a programação voltada para nossos queridos mestres.


Poesia e gramática


No dia 8 de agosto, na Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade, haverá a Oficina Poemática – Poesia e gramática em sala de aula, com o poeta e professor Alexandre Pilati e com a professora e pesquisadora Eloísa Pilati, para associar o prazer da poesia com o ensino da língua portuguesa.


Formação de leitores e mediação de leitura


No dia 15 de agosto, às 8h30, na sala de atividades do Teatro Sesc Newton Rossi, debate com os escritores Ivan Zigg e João Bosco Bezerra Bonfim. O tema é sugestivo: Leitores criativos, professores felizes. Os dois autores reforçam o poder dos leitores, que exercem cada vez mais papel ativo e criativo na leitura das histórias.


Também no dia 15, na Sala de Atividades, às 14h30, o debate Mediação de leitura em sala de aula: encantando os novos leitores, com Léo Cunha e João Bosco Bezerra Bonfim vai mostrar a experiência de professores, escritores e formadores.


E no mesmo dia (15) educadores podem participar da oficina Como montar um projeto literário na escola: passos e voos, ministrada pela autora e livreira Íris Borges. Será no Teatro Sesc Newton Rossi, Ceilândia, às 13h30.


Outros autores e temas de interesse dos professores


Empoderamento pela literatura


Para os professores e professoras atentos ao empoderamento de seus alunos e alunas, as participações de Cristiane Sobral são uma boa dica. Ela estará no dia 14 de agosto, às 9h, no Teatro Sesc Newton Rossi, falando de seu trabalho Só por hoje, vou deixar meu cabelo em paz.


Com a mesma pegada do empoderamento, a poeta Meimei Bastos, que nasceu em Ceilândia, fará roda de poesia logo em seguida à apresentação de Cristiane Sobral, às 10h45, no mesmo local.


Cristiane Sobral volta ao Teatro Sesc Newton Rossi no dia 16 de agosto com Só por hoje, a poesia fala mais alto! Será às 19h30


Meimei Bastos: empoderamento da mulher na programação da Jornada

Coletivos, auto publicação, publicação independente


Mulheres poderosas se apresentam no dia 14, na Sala de Atividades, às 10h45. É a experiência do Coletivo de escritoras Maria Cobogó, selo recém-criado em Brasília, que falarão sobre criação literária e publicação.


Quer saber mais sobre criação e publicação? Então não perca a escritora e editora Clara Areguy falando sobre o tema Tornar-se escritor: imaginação, originais e publicação. Será dia 17 de agosto, às 15h, na Sala de atividade do Sesc Ceilândia.


Para os professores – e criadores de todas as idades e formações – o escritor Rodolfo Melo fala a respeito da Publicação independente, na Sala Multiuso do Teatro Sesc Newton Rossi. Será dia 15 de agosto, às 10h.


Carlos Drummond de Andrade para os chegados e os que vêm chegando


Quem curte Drummond não pode perder a palestra Vida apenas, sem mistificação: a poesia de Carlos Drummond de Andrade, de Alexandre Pilati, um dos maiores conhecedores da obra do poeta mineira. Será no dia 14 de agosto, às 9h30, na Biblioteca Pública de Ceilândia.

Ainda celebrando Crummond, Alexandre Pilati volta com o assunto na roda de poesia Tinha um livro de poesia no meio do caminho, com homenagens e reflexões a respeito da obra do poeta nascido em Itabira. Será no dia 15 de agosto, às 10h30, na Sala de Atividades do Sesc Ceilândia.


No meio do caminho, terá Drummond na Jornada

Quadrinhos e a salvação das artes literárias


Quadrinhos podem ser porta de entrada para literatura? O que você acha? O quadrinista S Lobo, roteirista, editor e formador de quadrinistas, tem uma opinião diferente. Ele virá de Porto Alegre para conversar com criadores, leitores e professores a respeito do gênero, tão em alta em nossos dias. Será dia 14 de agosto, na Sala de Atividades do Sesc Ceilândia, às 16h20.


HQ abrem portas pra literatura? Discussão na Jornada

E terá também bate-papo e conversa sobre escrita, redes sociais e vestibulares. Veja só.


Essa é para professores e candidatos ao ensino superior. No dia 17 de agosto, às 8h30, na Sala de Atividades, a escritora e professora Lucília Garcez fala a respeito da Literatura no PAS, Enem e Vestibular: é ler e aprovar.


Para criadores e professores, será a vez da escritora e professora Dad Squarisi falar a respeito da Escrita criativa e redes sociais, dia 17 de agosto, às 13h50, na Sala de atividades 1 - Sesc Ceilândia.


E o escritor André Giusti fala a respeito da Poesia nas redes sociais, dia 15 de agosto, às 16h40, na Sala Multiuso do Teatro Sesc Newton Rossi.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page