top of page

Inventário Participativo da Festa do Morango de Brazlândia realiza primeira roda de conversa

  • Foto do escritor: Jornada Literária
    Jornada Literária
  • 15 de jan.
  • 1 min de leitura

Foi realizada na sede da Associação Rural e Cultural Alexandre Gusmão (ARCAG), em Brazlândia (DF), a 1ª Roda de Conversa do Inventário Participativo da Festa do Morango de Brazlândia. O encontro marcou um importante momento de escuta, troca de experiências e valorização da memória coletiva relacionada à história da festa, reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Distrito Federal.


A atividade reuniu pioneiros da agricultura familiar em Brasília, convidados a compartilhar saberes, vivências e trajetórias ligadas ao surgimento, crescimento e consolidação da Festa do Morango, elemento fundamental da identidade cultural e produtiva de Brazlândia.



Participaram da roda de conversa Takao Kimura, João Fukushi, Antônio Kiyokawa, Takehiro Sambuichi, Shoji Saiki, Yasunaga, Koiti Kha, Takao Akaoka, Alice Yumi Kimura, Setsuyo Sone, Satomi Sone, Fabio Harada, José Nilton, João Bosco Bezerra Bonfim e Marilda Bezerra.


Além da roda de conversa, foram realizadas três entrevistas complementares com outros pioneiros, considerando critérios como idade, disponibilidade para mobilização e condições pessoais. Participaram dessa etapa o senhor Hasebe, a família Katsuko Tanaka e a família Fumitoyo Ninomiya.


As contribuições coletadas durante as atividades fortalecem o processo de inventário e irão subsidiar o aprimoramento do roteiro das quatro próximas rodas de conversa, ampliando o registro da memória coletiva e da identidade cultural de Brazlândia.


O projeto é executado por meio de Termo de Execução Cultural com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pela Associação Cultural Jornada Literária do DF.

Comentários


© 2018. Associação Jornada Literária. Todos os Direitos Reservados. Criado por IDEIA Prática.

bottom of page