Jornada Literária DF inicia Inventário Participativo da Festa do Morango de Brazlândia
- Jornada Literária

- 12 de jan.
- 2 min de leitura

Na segunda-feira, 12 de janeiro, a equipe da Jornada Literária do Distrito Federal se reuniu com a comunidade de Brazlândia para dar início às atividades do Inventário Participativo da Festa do Morango de Brazlândia (DF). O encontro marcou o primeiro passo do processo de reconhecimento e valorização desse importante patrimônio cultural do território.
A reunião contou com a presença da diretoria da ARCAG Alexandre Gusmão e de representantes da Emater-DF, ocasião em que foi apresentado o Plano de Trabalho selecionado no Edital de Termo de Execução Cultural nº 1/2025, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na sequência, foram pactuadas as etapas do inventário, definidos os detentores do patrimônio cultural e agendadas as cinco rodas de conversa previstas no projeto.
Participaram do encontro os senhores Yasunaga Kuniyoshi, Takehiro Sambuichi, Takao Akaoka, Shoji Saiki, Alice Yumi Kimura, José Nilton Campelo Lacerda e Blaiton Carvalho de Sá, extensionistas rurais da Emater-DF. Representando a Jornada Literária DF, estiveram presentes Marilda Bezerra e João Bosco Bezerra Bonfim.
A Festa do Morango está diretamente ligada à trajetória da comunidade de descendentes de japoneses que se estabeleceu em Brazlândia a partir da década de 1970. Esses agricultores contribuíram de forma decisiva para a consolidação do cultivo do morango, o fortalecimento da produção rural, a segurança alimentar do Distrito Federal e a construção de uma rica diversidade cultural no território.
O Inventário Participativo tem como objetivo dar visibilidade aos trabalhadores e pequenos produtores rurais, registrar trajetórias de vida, reconhecer saberes tradicionais e proteger práticas culturais vivas. Mais do que um registro, o processo atua como instrumento de salvaguarda do patrimônio cultural e de fortalecimento comunitário, promovendo novos pactos de sustentabilidade e perspectivas para o futuro.
O projeto é realizado pela Associação Cultural Jornada Literária do DF, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).









Comentários