Abertura da Exposição "Memória e Afeto da Vila Paranoá
- Jornada Literária
- há 2 dias
- 2 min de leitura
No último domingo, 6 de outubro, o Espaço de Exposição do Iphan recebeu a abertura da mostra “Memória e Afeto da Vila Paranoá”, um evento que marcou um importante momento para a educação patrimonial e a valorização da memória coletiva de Brasília.
A exposição reuniu antigos moradores da Vila Paranoá, comunidade que teve seu assentamento removido em 1989, além de pesquisadores, representantes de instituições culturais e autoridades públicas. O encontro foi marcado por emoção e reconhecimento da importância de preservar as histórias e afetos que formaram esse território essencial para a construção da capital federal.
Entre os presentes, estiveram o Superintendente do Iphan no Distrito Federal, Thiago Perpétuo, a Coordenadora-Geral do Plano Nacional do Livro e da Leitura, Andressa Marques, o Presidente do Iphan, Leandro Grass, e a Deputada Federal Érika Kokay.Durante as falas, tanto Leandro quanto Érika destacaram a relevância do resgate da história da Vila Paranoá e a necessidade de uma política cultural continuada, ressaltando que a retomada do Ministério da Cultura, em 2024, é fundamental para o fortalecimento das políticas de memória e patrimônio.
Aberta ao público até o dia 28 de outubro, a exposição convida visitantes a se conectarem com lembranças, afetos e trajetórias que compõem o coração da Vila Paranoá.
📍 Local: Espaço de Exposição do Iphan (Brasília)
🗓️ Visitação: 6 a 28 de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 17h🤝 Realização: Associação Cultural Jornada Literária do DF
🖼️ Acervos e imagens: Arquivo Público do DF e Cláudio Acioly Jr.
Acompanhe tudo o que acontece na Jornada Literária do DF!
Siga-nos no Instagram @jornadaliterariadodf e fique por dentro das novidades, atividades e muito mais!
Comentários