top of page

Premiado escritor Fernando Vilela faz conferência no Caminhos da Leitura em Itapoã


Livros com imagem – reinventando as regras a cada jogo, esse é o título da conferência que o artista plástico, ilustrador e escritor faz na próxima quarta-feira (24/02), das 9h30 às 11h, no coroamento do curso de formação de Mediadores de Leitura do Projeto do Projeto Caminhos da Leitura em Itapoã, promovido pela Associação Cultural Jornada Literária do DF.


O curso, que já teve em sua programação os escritores João Bosco Bezerra Bonfim e Ivan Zigg, ofereceu mais de 30 horas de programação on-line para professores, escritores e mediadores de leitura. E, para fechar as atividades, o público poderá assistir à conferência com o premiado autor Fernando Vilela, que promete trazer reflexões de alguns momentos de sua rica experiência como artista plástico, ilustrador e escritor. “Pretendo falar a respeito dos processos de invenção na arte, no livro ilustrado e em novelas gráficas”, adianta o artista.

Para Vilela, o trabalho com livros com imagens pode levar a extremos, uma vez que o processo criativo é algo inusitado, pois a imaginação pode conduzir o artista para lugares distintos de tudo que se tinha planejado inicialmente. “É profundamente libertador e angustiante ao mesmo tempo. É entrar em um jogo sabendo que, no meio da partida, as regras podem mudar completamente”.


Fernando Vilela é um artista versátil, que utiliza de diversas técnicas para dar forma a sua imaginação. Como artista plástico, ele trabalha com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia. Suas obras podem ser vistas em Nova York, no MoMA; em São Paulo, na Pinacoteca e no Museu de Arte Contemporânea; no Rio de Janeiro, no Museu Nacional de Belas Artes.

Como autor e ilustrador, Fernando Vilela possui livros publicados em oito países, por editoras de prestígio, a exemplo da Autrement, da França; Ekare, da Espanha; Groundwood, do Canadá; Fondo de Cultura Economica, do Mexico; e Frances Lincoln, do Reino Unido. Sua obra Lampião e Lancelote, editado pela Cosac Naify recebeu o Prêmio Jabuti, em 2007, 1º lugar pela ilustração de Livro Infantil ou Juvenil; e 2º lugar pela capa. Pelo mesmo livro, em 2007, recebeu da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), os prêmios de Escritor Revelação, Melhor Ilustração, Poesia e Projeto editorial. Igualmente por Lampião & Lancelote, o autor recebeu Menção Honrosa na categoria New Horizons (Novos Horizontes) do Bologna Ragazzi Award 2007 (prêmio Jovem de Bolonha).

Caminhos da Leitura em Itapoã é um projeto realizado pela Associação Cultural Jornada Literária do DF (ACJL DF), em parceria com a Biblioteca Pública de Itapoã, com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC DF) e produção da MB3 Projetos Culturais.

Serviço:

Conferência: Livros com imagem – reinventando as regras a cada jogo

Conferencista: Fernando Vilela

Data: 24/02/2021 – das 9h30 às 11h

Transmissão ao vivo pelo Canal da Jornada Literária do DF no Youtube e pelo Facebook da Jornada Literária.

Público: Mediadores de Leitura, professores, escritores, ilustradores, artistas e interessados em arte.

Fonte: Jornada Literária do Distrito Federal

Foto: Divulgação

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page