top of page

Renato Moriconi realiza palestra nesta quarta na Jornada Literária do DF



O escritor e ilustrador Renato Moriconi faz na Jornada Literária do DF uma palestra sobre como ler imagens como se fossem textos


https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2020/10/4880520-renato-moriconi-realiza-palestra-nesta-quarta-na-jornada-literaria-do-df.html


Há seis anos, a Jornada Literária do Distrito Federal traz a Brasília grandes nomes da literatura nacional para compartilharem conhecimento e transformarem a cidade, por um tempo, na capital da leitura. Em outubro, o evento apresenta Renato Moriconi, artista plástico, autor e ilustrador com foco em livros infantis, ele abre o mês com uma palestra, nesta quarta-feira (7/10), às 9h30 no Canal da Jornada Literária do Distrito Federal no YouTube e Facebook.


“A jornada promove a literatura nacional, constrói uma ponte entre quem cria e quem lê, permitindo diálogos que de outra forma não sei se seriam possíveis”, explica Renato Moriconi. “É uma celebração à literatura, ao pensamento crítico, à criação”, completa o autor, que ministra a palestra de hoje.

Renato Moriconi é um multipremiado autor de livros infantis, tendo publicado em vários países. Em 2018, o livro Bárbaro, de autoria dele, entrou em duas listas norte-americanas de livros infantis devido às ilustrações não tão convencionais. O escritor e ilustrador faz na Jornada Literária uma palestra sobre como ler imagens como se fossem textos. “Irei expor parte do que acredito ser o papel das imagens na criação e na comunicação dos livros, em especial dos infantis, apresentando obras de artistas plásticos antigos e contemporâneos”, explica.

Esta será a segunda rodada de palestras do evento, iniciado em 15 de setembro e com encerramento em 9 de novembro. Ainda este mês, no próximo dia 21, a jornalista Ana Miranda apresenta a trajetória que teve com os livros de ficção na conferência Como eu descobri o livro e a leitura, aberta ao público. A jornada é realizada por João Bosco Bezerra Bonfim e Marilda Bezerra e foi patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), com apoio da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho. Esta será a primeira edição virtual do evento, geralmente realizado em Sobradinho.


O projeto visa dar ao público um novo contato com a leitura e uma maior importância aos livros. “A leitura de textos literários inaugura, em nós, novas formas de ler o mundo que nos cerca e a nós mesmos”, pontua Moriconi. “Penso ser esse um dos caminhos para o desenvolvimento de indivíduos e de uma sociedade saudáveis”, acrescenta.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page